sexta-feira, 1 de março de 2013

Conheça o Museu de Arte do Rio (MAR)

O complexo do museu, com 13,7 mil m², é um espaço integrado de arte, educação e história, instalado em dois edifícios de diferentes estilos que foram unidos por uma cobertura de concreto.

O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen. O complexo do museu engloba 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em quatro andares; a Escola do Olhar e áreas de apoio técnico e de recepção, além de serviços ao público.
Os dois prédios que formam a instituição serão unidos por meio de uma praça, uma passarela e cobertura fluida, em forma de onda – o traço mais marcante da caligrafia dos arquitetos – transformando-os em um conjunto harmônico.

O mar, oceano, está representado na bela cobertura sinuosa de concreto,  com 1.650 metros quadrados que une os dois prédios. E o MAR, o museu, desagua na educação, esta sim a perspectiva mais interessante de um projeto que almeja ter, entre seus 200.000 visitantes por ano, metade vinda dos alunos da rede pública de ensino do município.
 As exposições do museu serão abrigadas no Palacete Dom João VI, de 1916, tombado pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. O outro edifício do museu, montado no antigo Hospital da Polícia Civil e ligado ao palacete através de uma passarela construída no terceiro andar, vai abrigar a Escola do Olhar, um espaço dedicado a projetos de aprendizado e estudos da arte. É neste segundo prédio que o aprendizado propriamente dito deve acontecer, com salas de aula, uma biblioteca e um auditório.
sx
As características do MAR vão estar refletidas nas quatro exibições temporárias que abrem as atividades do museu. A mostra Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção reúne 400 peças que mostram o Rio sob o olhar de seus habitantes, visitantes e admiradores ao longo de mais de quatro séculos e poderá ser visitada até o dia 28 de julho. No segundo andar, a exposição O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici apresenta 136 obras pertencentes ao marchand Jean Boghici e ficará até o dia 1º de setembro.
Vontade Construtiva na Coleção Fadel, com cerca de 250 obras da coleção do advogado carioca Sergio Fadel, que fica até o dia 7 de julho, ocupa o primeiro andar do pavilhão de exposições. Já o andar térreo do edifício receberá O Abrigo e o Terreno — Arte e Sociedade no Brasil I. A coletânea exibe peças assinadas por artistas brasileiros e ficará no museu até 7 de julho. A gestão do MAR, sob responsabilidade do Instituto Odeon, receberá 12 milhões de reais por ano da prefeitura para a administração do museu. As verba para exposições serão captadas junto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).
Serviço
O Museu de Arte do Rio abre as portas ao público a partir de terça-feira, 5. O horário de visitação é das 10h às 17h. O MAR funciona de terça-feira a domingo, abrindo durante os feriados, mas fechando às segundas-feiras. As entradas custam oito reais e quatro reais (meia). Nas terças-feiras, a entrada é gratuita para o público em geral. Nos demais dias, não pagam alunos da rede pública de ensino médio e fundamental, crianças com até cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública, membros do ICOM e profissionais de museus, grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa.
O MAR fica na Praça Mauá, 5 - Centro. Telefone de contato: (21) 2203-1235

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale sobre arte !

Postagens populares