sábado, 25 de agosto de 2012

Memorial Mãe Menininha do Gantois

Projeto que beneficia o Memorial Mãe Menininha do Gantois é convocado pelo Edital Setorial de Museus

by Dimus

Foto - Claudiomar Gonçalves
O projeto “Acessibilidade comunicacional para o Memorial Mãe Menininha do Gantois” foi um dos 12 convocados pelo Edital Setorial de Museus, uma realização da Diretoria de Museus do IPAC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, com recurso do Fundo de Cultura da Bahia.
A proposta prevê a criação de uma programação visual e de placas de sinalização para o memorial. O projeto inclui ainda a criação de um folder institucional com informações sobre o acervo e a história do memorial e do Terreiro do Gantois, um dos mais antigos e tradicionais terreiros de Candomblé da Bahia.
Criado em 1992, o Memorial “Mãe Menininha” é um grande expoente da cultura afro-brasileira, localizado no Ilê Iyá Omi Axé Iyamasé, mais conhecido como Candomblé do Gantois, espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O acervo do Memorial contém mais de 500 peças, num estilo característico de coleção aberta, dividida em três núcleos expositivos: o espaço da mulher, Maria Escolástica; o espaço da sacerdotisa, Mãe Menininha, e a ambientação do seu aposento. A coleção é composta de mobiliário, imaginária, indumentária, objetos de uso pessoal, atributos, louça, documentos e fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale sobre arte !

Postagens populares